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Dica simples que pode resolver a dificuldade com Ritmo.

 
Bom você vai ter que comprar um metrônomo ou baixar um gratuito da Internet.
Metrônomo Digital                                   Metrônomo Analogico.
  
 
Esse aparelho vai dar um rítmo ... você vai colocar numa velocidade lenta (andamento, ver mais abaixo do texto) entre 40 a 50 por exemplo, ache um numero e coloque, ligue o som dele.
 
Ele vai dar um pulso ... Assim, vc vai tocar a escala do sax, cada nota junto com um toque do metronomo,
 
Do         Re        Mi      Fá         Sol     La       Si         Do     
 
 "Tak"   "Tak"    "Tak"   "Tak"   "Tak"   "Tak"  "Tak"    "Tak"   
 
 
Depois que ja estiver mais seguro, suba um pouco a velocidade do metronomo..
 
Faça também escala cromatica subindo e descendo, um "Tak" para cada nota...
 
Por exemplo, veja esse exercicio aqui, - mas esse já é nivel avançado.
Estou mostrando apenas para ter uma ideia de como estudar.
 
 
Outro exercício é baixar playbacks em que vc conheça muito a melodia, ... e tende tocar só com o palyaback, isso é um grande exercícios também.
 
Mais alguns detalhes...
 
Não existe um Padrão BPM  (Batidas por minuto), como vemos na Afinação.
 
Quando falamos de Afinação o Padrão é 440 Hz.
 
Mas falando de batidas, isso não funciona assim.
 
Cada Maestro, decide como a música será executada.
 
Uma composição Clássica, é composta em uma "velocidade" (andamento).
 
Conforme o Andamento, dá-se um nome para ele.
 
Mas, cada música pode, em tese, ser executada em qualquer andamento.
 
 
Mas cada Maestro pode usar essa velocidade em que a música foi composta ou alterá-la.
 
Veja bem, até mesmo a afinação embora tenha um padrão 440 Hz, também pode ser alterada por Maestros.
 
Tem Maestro que afina a Orquestra inteira em 438.
 
Já vi isso várias vezes, para a Orquestra em geral soar mais grave.
 
Logo, no BPM não há um padrão como 440 Hz na afinação, cada música ao nascer, nascerá com um Ritmo e esse determinará qual será a velocidade do metronomo.
 
Para seus estudos, sugiro sempre iniciar com o metronomo lento, e a medida que for repetindo ir aumentando a velocidade ... isso apenas para estudo.
 
Na prática tocamos a música da forma que ela é, e não da forma que estudamos para treinar a agilidade.
 
Grande abraço.

 


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Com resolver?

 

Palheta encharcada no início dos Estudos é normal.

No dentista, a assistente quase não vence de tanto sugar sua saliva. Isso acontece porque com a boca aberta o corpo entende que você vai se alimentar.

Vai babar mesmo. Isso acontece.

No Saxofone, com o tempo, isso passa. Isso aliás, acaba.

Mas fique atento, se você não é mais iniciante, e ainda assim está salivando, veja se: 

A palheta está velha, ou muito leve;

trocou de boquilha para maior ou menor abertura?

 

Em ambos os casos surge a Salivação pelo mesmo motivo, o Corpo entende que estamos nos alimentando.

 

Assim, se for caso de palheta muito muito mole, troque a palheta. Se trocou de boquilha, tenha paciência. Basta o corpo se acostumar, ou vc trocar a palheta por uma um pouco mais dura, ou uma nova por exemplo.

 

Bom, é iniciante?

Quando estiver tocando tenha paciência.

Pare, tire a palheta enxugue, recomece.

Paciência é a palavra aqui.

 

Vai dar certa, isso passa.

 

 


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Qual a Diferença entre Saxofone estudante e Profissional ?

Existem saxofones que são estudantes e saxofones que são Profissionais.


Um Saxofone estudante, é um Sax que a lata é mais fina (para baratear custos) e por isso, tem um timbre mais pobre - som de estudante.
Ás vezes não tem uma afinação 100% na Região agudíssima.
Os Graves não saem direito.
O acabamento é simples. Não tem desenhos.
Sapatilhas simples, que descolam com facilidade.
 
Um Saxofone Intermediário é aquele que tem acabamento mais simples, mas seu chaveamento é melhor que um Estudante. A Afinação também precisa ser melhor. Às vezes o acabamento é simples, mas o mecanimos não pode ser. 
 
 Sax profissional é um instrumento cujo as chaves, as molas, as sapatilhas, são reforçadas para aguentar choques dentro do estojo, pois subentende-se que o Músico Profissional fará viagens, e usará o Sax longas horas diariamente.
 
Por isso um Sax profissional precisa ter uma mecânica resistente e macia ao mesmo tempo.
E O principal - precisa ter um Timbre de Sax Profissional.


Os Yamahas.

Precisam ser 62 ou linha 800 ,  qualquer outro sax que nao sejam esses, será equiparado ao intermediário (linhas 32, 36 e 400) ou ainda estudante (linha 23 e 200), ou seja, vc poderia comprar outro sax - que escrevi abaixo - gastando menos dinheiro e obtendo o mesmo resultado como ja vi nos meus alunos.

Os Selmers feitos em Paris, são instrumentos maravilhosos, e ao meu ver os melhores Saxofones já fabricados até hoje, mas só os Fabricados em Paris, e os fabricados a partir do modelo Balance.


Assim: São os Saxofones Selmers Paris: Balanced , Super Action, Mark VI, Mark VII, Super Action 80, Super Action 80 II, Super Action 80 II, e Refence 54 )

Em vermelho, os melhores dos melhores.


Instrumentos fantásticos em Timbre, Afinação e mecânica. Mas também muito caros.
Eu tenho visto alguns Saxofones Alto S.A. 80 usados no Mercado livre do Brasil, me parecem muito bons instrumentos. Mas usados e na casa dos 7 mil reais.

Cuidado com as falsificações, ... já vi no mercado livre Selmer Paris, Reference Preto com chaves douradas ... Isso não existe.

Veja no site da Selmer o que eles fabricam antes de comprar coisa pirata.


 

Mas Cuidado ... a Selmer comprou a fabrica da Conn nos EUA para acabar com a concorrencia ... deste então todos os Saxofones feitos por la passaram a se chamar Selmer Bundi, aristocrati, Preludi, e sei la mais o que, ...  sao todos estudantes e no proprio site dos EUA diz isso. Ou seja, lata fina, mecânica e acabamento pobres.
http://www.conn-selmer.com/en-us/our-instruments/band-instruments/saxophones/as32/

Se vai gastar menos, ...

 

Sax Profissionais em Conta.

O Ivan Meyer vende saxofones muito Bonitos e Bons, e bastante em conta.
Eles são Novos e ainda assim, revisados, pois mesmo um sax novo, pode vir com algum probleminha de montagem.
Eu recomendo, pois, conheço o instrumento, O Conductor by Ivan Meyer.
Ele tem uma mecânica e timbre muito parecido com o Yamaha, é um sax profissional, e o Ivan ainda dá 2 anos de Garantia.

www.soprasax.com.br
 



O Milton Guedes usa um sax desse tipo, e regulado pelo Ivan Meyer para você ter uma idéiaDá uma olhada nesse video ...
http://www.youtube.com/watch?v=aRp68lmFlxw#t=5m29s
 

Outra possibilidade, são Os Saxofones feitos pela Eagle são saxofones muito bons e baratos (baratos quando comparados ao Selmer ou Yamaha top). E são todos profissionais.


 
O Alto Eagle SA VG 500 e o SA 500 BGD são os melhores dos Eagles - lindíssimos (tem acabamento com jeito de envelhecido, tem uma mecânica parecida com o Selmer e um Timbre muito bom mesmo) - é um sax Profissional que recomendo.
 
O VG 500 tem um Timbre muito parecido com o meu Selmer, muito mesmo. É incrível o que fizeram.
 
Veja aqui.
http://www.eagle.com.br/e_detprod_sopro.asp?txtID=51
Corpo e chaves envelhidos em com tom escuro



http://www.eagle.com.br/e_detprod_sopro.asp?txtID=123
Apenas o Corpo envelhecido em tom claro - e chaves envernizadas normalmente.




 

Ouça o Som do Eagle aqui ... ... o cara de óculos ta com um Eagle 501 (um Sax normal, nem é esses que citei aqui encima) mas também profissional.
http://www.youtube.com/watch?v=Xdx9I9gW1qw#t=1m48s


Espero ter ajudado.
Um Grande abraço .
Prof. Lander


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Sopranos em Conta ....

 
 
Se você tem Dinheiro, o Mark VI construido pela Selmer em 1954 ainda é o melhor Soprano do mundo.
Usado, por exemplo, pelo Kenny G.
 
Depois, O Yamaha 62, é o melhor, em timbre e afinação.
 
Depois, os modelos da Yanagisawa modelos  s991, s992 e s9930, e os Tops dos Tops, o elimona s880 e os famosos s6
 
Bom, agora, se não quer investir tanto no momento, como eu, sugiro dois Sopranos muito bons.
 
Eu uso um soprano Chines, chamado Eagle SP 502.
 
Tenho há 14 anos. Nunca deu trabalho. São bons instrumentos.
 
Ouça o Som Acústico dele aqui.
 
 
Outro Teste
 

 
O Ivan Meyer vende um Chines chamado Conductor, é um ótimo Saxofone, também para quem não quer ou não pode gastar muito (Comparado aos 5 , 6 mil de um Yamaha).
 
 
Você compra com ele direto no  www.soprasax.com.br - ele dá dois anos de garantia.
 
Acho os melhores custo benefícios do Mercado. 

Grande abraço e Bons estudos.

 


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O que treinar para tocar de Ouvido

 
 
Dentro do Site, tenho aulas especificas chamadas de "percepção Musical" e mais aulas "tocando sem Partitura" onde trabalho o lado do ouvido do Músico.
 
O problema de não consguir tocar de Ouvido e a falta de insentivar a sua percepção musical.

O Musico atrelado a partitura tem sempre essa dificuldade. Criar.

Da um branco. Pois ao tocarmos por partitura nosso lado direito do cerebro trabalha ... o mesmo que usamos para resolver problemas de matematica e tudo mais. otimo.

Mas o problema é ao tocarmos sem a partitura, o lado criativo, esquerdo, é o que entra em ação, e por ser pouco usado, ele tem dificuldade, em trabalhar.

Vou passar algumas coisas aqui ... espero que ajude.

Primeiro, vamos trabalhar essa percepção musical.

Tentar tirar um Solo ou música de um Saxofonista que tenha um som bom ...
 
Seria bom vc mirar num saxofonista e tentar ouvi-lo e tocar as musicas dele.
Nem que sejam apenas pedaços sabe?
 
Estudá-lo nos mínimos detalhes. Ouvir tudo o que ele faz e como interpreta a música.
  
Primeira ouça ... deite na cama, sem sax claro .. ouça ... bom essa primeira nota deve ser no Grave, ... ou agudo ... ah aqui ele deve ter feito isso ... so ouça ... uns dois dias so analisando, respiração do saxofonista - onde ele respira, quanto tempo mantem a nota ...  timbre, inicio do som vibrato, ... onde ele tocar ff, ... onde toca pp

Seu lado esquerdo precisa trabalhar ...

Agora cante o que ele tocar ... cantarole isso ... o dia todo, Mas nao a musica em si, pois isso talvez voce ja ate conheça ... cante o que ele faz, é diferente ... seu cerebro vai começar a prestar atençao nos detalhes ...
E vc vai perceber que nao ouviu tao bem como pensou que ouviu.

Bom, depois ... hora de começar a escrever.... mas nao em partitura, onde vc marca que a primeira nota vale 2 tempos ... e pronto, ... vira matematica de novo. Baixe um programa como o AUDACITY, gratúito http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm
Nele você consegue diminuir a velocidad daquilo que está sendo tocando, podendo ouvir melhor nota por nota.
 
Divida ela em 5 partes. Estude cada dia uma parte, uns 30 min.
Sabado e Domingo ta liberado para nao estudar.
 
Você vai tocar só essa música. Use um fone de ouvidos de uma forma que você possa ouvir o seu saxofone perfeitamente e também o saxofone do Saxofonista que você está estudando.

Escreva do re mi, ou C D E sei la ... qualquer coisa, mas sem o tempo ... isso vai força seu lado esquerdo a comandar, pois é ele quem vai dizer onde parar, onde continuar.

Escreva a parte que vai tocar. Não a música toda. Vá tirando parte por parte.
 
Então fique na primeira parte o quanto possível. Um dia, uma semana, Um mês, Um Ano, até ficar Igual.

Até tudo estiver igual, respiração - respire só onde ele respira - ataque da nota, imite a maneira em que ele inicia o Som ...
 
Se não estudar essas minúncias, nunca vai ter um Som profissional e performance de profissional, pois sempre vai faltar alguma coisa.

Quando terminar com essa musica, pegue outra, se precisar mando outra para vc ...
Treinando isso, após seis meses (cantarolando também, isso é muito importante) vc terá um arquivo interno de melodias e arranjos nao escritos, prontos para virem para fora, para a ponta dos dedos,... isso fará toda a diferença no seu improviso.

Pode ter o SETUP que for, ... são as minúncias que farão realmente a diferença.

Eu estou preparando aulas sobre isso no Futuro, se desejar poderá assistir ... vamos ver quando isso fica pronto.


Grande Abraço, Prof. Lander
 
Aqui 3 Saxofonistas (existem outros) que são referencias em Som de Sax Alto.
Você pode iniciar tentando tocar essas músicas aqui ...
Milton Guedes
Just the Way You Are CD certas coisa - Milton Guedes
 

 
 
Eric Marienthal - Musica "Get There" 

 

 
Dave Koz
Musica - Alfie
 
 
Over The Rainbow
 
 
 


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Nota Tônica, vamos lá.

A Tônica é a primeira nota de uma Escala.
 
A Tônica não é a primeira nota da Musica ok?
 
Isso é diferente.
 
Se for tocar a escala, o som produzito será como o de Do re mi fa sol la si do ... lembra?
 
Se a escala é de Sol maior, a primeira nota da escala ( nao da musica) precisa ser um Sol, e tocamos Sol la si do re mi fa# sol
 
isso para termos  sonoridade da escala de sol maior.
 
Agora, uma musica, em Sol maior, pode começar por qualquer nota a gosto daquele que a compôz.
 
Pode começar por Sol, ou por la ou por si ou por do ou por re ou por mi ou por fa#, ...
 
A musica nao pode começar por um fa natural, pois essa nota nao faz parte da escala de sol maior e daria tudo errado.
 
Todo o fa da musica precisa ser fa# se nao desafina, pois trata-se de uma escala de sol maior onde o fa tem que ser fa#
 
Simples assim, mais detalhes na Aula 22 do site.
 


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Vibrato no Saxofone - Tudo o que você precisa saber

Como Fazer Vibrato no Saxofone?

Gaste tempo, veja tudo, faça o Exercício e será Ótimo.

O Assunto Vibrato Inicia no Vídeo 2 - Ou seja esse Vídeo abaixo ...


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