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Vamos lá ... leia com calma

P.s. isso é difícil de explicar por Texto, a melhor coisa seria fazer um Vídeo prático, vou ver se tenho tempo e monto uma aula.
 
Uma escala de dó seria assim:
 
1   2  3   4   5   6 7  8
dó ré mi fá sol lá si dó

Primeira, (pula a segunda),  Terceira bemol, Quarta, Quinta bemol, Quinta de novo, mas normal, Setima bemol, e o oitavo grau que na verdade é a mesma nota oitavada... ficaria assim o esquema:

 
I     IIIb  IV  Vb   V    VIIb   VIII
 
Vou usar números pois isso facilita para entender ...
 
1     3b    4    5b   5   7b   8
 
A escala de Dó, ficaria assim, ficaria assim:
 
1    2    3     4    5      6      7      8
Do re  mi     fa  sol    la     si     dó
 
Do de blues (pula a segunda) e usa a terça só que bemol, como escrevi acima em azul:
 
1     3b      4      5b                    5      7b   8
Dó   mib    fá     F# ou Solb       sol    sib   dó
 
 
Ré maior seria
1    2   3     4   5     6      7      8
Re mi  F#  sol  la    si    do#    Re
 
Re de Blues
1     3b      4      5b                   5      7b   8
Re        sol    Lab ou sol#      lá     Dó   D         
 

Mi Maior
1   2   3      4   5  6      7      8
Mi f# sol#  la si  do#  re#  mi

 

Mi de Blues
1     3b      4      5b                   5      7b   8

Mi    sol     la      sib ou la#        si      Ré   mi


Fa maior
1     2   3     4     5    6  7      8
Fa  sol  la   Sib   do  re mi    Fa
 

fa de Blues
1     3b      4      5b                   5      7b     8

fa     lab    sib     Si                  do     mib  fa


Sol maior
1    2   3     4   5     6      7      8
sol  la  si   do   re   mi   fa#   sol

sol  de Blues

1     3b      4      5b                   5      7b     8

sol   sib     do     reb ou do#      Re     fa     sol

La Maior
1  2   3     4   5     6      7      8
la si do#  Re  mi  fa#  sol#  la
 

La    de Blues
1     3b      4      5b                   5      7b     8

la     dó      Ré    mib    ou Re#  mi     sol    La

Si Maior
1    2      3     4   5     6      7      8
si  do#  re#  mi fa#  sol#  la#  si
 

Si de Blues
1     3b      4      5b    5      7b     8

si     Re      mi    fa     fa#   la     Si


Espero que assim fica mais fácil de entender, ufa!!

escrevi todas as escalas para você.

Grande abraço e bons estudos.

Prof. Lander


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Escala Maior, tem Aula completa dentro do site

Mas aqui, as linhas gerais para você entender a fórmula.
 
Legenda: 1T = um Tom
st = meio tom, ou um semi-tom

 você precisa colocar as notas direito na formula  ... se não da erro de interpretação.

T T st T T T st

fica assim:

NOTA  T  NOTA T Nota st Nota T NOTA T NOTA T NOTA st
Do             Re       Mi        FA       SOL      LA         SI         DO


Perfeito.

NOTA  T  NOTA T Nota st Nota T NOTA T NOTA T NOTA st
mi            Fa#     sol#      la          si        do#       re#     mi

Perfeito
 
na escala de mi por exemplo...
 
Entre o mi e a segunda nota, conforme a formula, tem que ter um tom inteiro, entao perfeito, pois a segunda nota é um Fa#, logo, de Mi ate chegar em fa# tem um tom inteiro, ou seja dois semi-tons
 
Mi - Fa - Fa# .... ou seja entre mi e fa, tem um semi-tom, e entre fa e fa# mais um semi-tom, que somados da um 1Tom
 
então entre mi e fa# tem 1T, a fórmula se verifica, se segue...
 
assim vamos construindo a escala...
 
fica assim:

E
mi 1 T Fa# 1 T sol# st  la st  si st  do# T re# 
 
A
la 1T  si  1T  do# st  re st  mi st fa# 1T sol#
 
 
B

si 1T do# 1T re# st mi st fa# st sol# 1T la#


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Lábios Doendo nunca mais.

 

É normal machucar os lábios no inicio ... mas só no inicio dos estudos, ou se você está apertando de mais a boquila na hora de tocar.

 

Com o tempo, vamos pegando a "manha", o jeito, e percebemos que não precisamos apertar tanto os lábios, .. e mais, ao percebermos que começa a machucar um "alarme" dispara em nossa mente, e já aliviamos de imediato a embocadura.


Mas, enquanto essa fase não chega, aconselho a meus alunos a procurarem um dentista e pedir para que este, faça uma uma proteção de acrilico ou silicone usados para clareamente de dente e assim, quando o aluno for estudar saxofone, colocar essa proteção.

 

Problema resolvido. Basta sempre durante os estudos, usar o protetor ... e quando fora, ou seja, em outro lugar que não seu ambiente de estudos ... você pode tocar sem a proteção para os lábios.





Grande abraço e bons estudos.

 


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Como cuidar do Seu Saxofone - Protutos para Polir o Saxofone

 
Eu tenho uma Aula Completa sobre esse Tema dentro das Aulas exclusivas do Assinante.
 
Aqui vou tentar escrever pelo menos o Geral.
 
Cuidados com o saxofone e Produtos para Polimento do Saxofone.
 
__________________________________________
 
A boquilha você precisa sempre secar por dentro e por fora depois que tocar.
Use um pano para isso, como ensino na Video Aula 5.
 
Você pode lavar a Boquilha uma vez por semana com agua e pasta de dente.
Nada de por para ferver, ... você acaba com a boquilha se fizer isso.
 
A boquilha você tira do sax toda vez que acabou de tocar.
Nada de guardar o sax no estojo com a boquilha nele.
Se deixar a boquilha, isso acaba com a cortiça do Tudel.
 
A palheta mesma coisa. Acabou de tocar, ... sendo possivel, passe uma agua nela de forma rapida, para tirar a saliva. Seque e guarde.
Se a palheta fica na boquilha, e você não limpa, não seca e não guarda no estojinho da mesma, ela pode ficar com a ponta toda "ondulada", pois sua ponta é flexivel, e ao "secar" de forma natural e não tendo um apoio plano (o estojo da palheta) ela vai se retrair ficando toda ondulada.
Da para corrigir, mas não em todos os casos. Você pode colocar a ponta da palheta na agua, depois que estiver bem humida, você pode colocar a ponta da palheta contra uma superficie plana, ... apoiar o polegar sobre essa ponta ondulada e pressionar a mesma fazendo pequenos movimentos circulares da palheta contra a superficie plano. Em muitos dos casos ela volta ao normal e você pode tocar novamente. Mas cuidado, guarde sempre a palheta de forma correta para evitar isso.
 
Seguindo ...
 
Quando vc acaba de tocar o sax, precisa secar ele bem ... isso é o principio de tudo.
Secar ele por dentro. Secar o tubo e sendo possível as sapatilhas (se já for guardar ele fechado).
Se o sax pode ficar no pedestal (em casa por exemplo), basta secar bem o tubo, pois o instrumento ficará arejado e sem problemas de mal cheiro.

Existem Kits com paninhos, na qual há um barbante comprido na ponta, vc passa o barbante por dentro do sax e puxa ... assim o pano entra dentro do tubo e vai passar por toda extensão do memsmo, secando-o ... isso fará com que ele fique seco por dentro.


 
Deixe o Sax num lugar ventilado, como já falei,  depois que passou o pano por dentro, e uma flanela por fora, isso vai Fazer ele secar por completo sem risco de enferrujar etc.
 
Depois de umas duas horas, guarde ( se for preciso )
 
Vc deve passar essa "graxa" branca que vem com o sax, sempre que for por a boquilha na cortiça e perceber que ela está totalmente ressecada ... sem lubrificação ... ,  passe só um pouco mesmo, só para tirar o atrito da boquilha contra essa parte. Se percebe que ainda tem a graxa da ultima vez que você tocou ... então não precisa passar nada.
 
Depois de anos vai ter que trocar, e isso é bem baratinho para fazer.
 
 
Escovas secadoras

foto: Escova secadora para Sax Tenor

As escovas que coloca dentro do sax  ... são muito boas, mas precisa saber usar.

 
Elas funcionam, desde que você introduza no tubo do sax, e tire, fazendo esse movimento várias vezes até secar o Tubo por completo.
 
Depois que terminar. Tire a Escova (que vai estar úmida) e não guarde dentro do saxofone.
 
Deixar ela dentro do Saxofone vai causar mal cheiro no instrumento, e mais, se deixar ela dentro do instrumento, pode causar ferrugem, descolamento das sapatilhas pela humidade, bolor, contaminação por proliferação de Bactérias.

E Cuidado, grande parte delas não secam direito.

Eu recomendo a que a Sax Schop vende, essa tem uma ótima qualidade, e funciona mesmo.

http://saxshop.com.br/a/xxqe

 

Sapatilhas:
 
As sapatilhas são sensíveis, por isso Alcool, produto de limpar Vidro???? (vejo gente usando) é muito arriscado usar ...

Acho que uma vez em seis meses, talvez usar o alcool com um cotoneti e passar nas sapatilhas, mas sem excesso e com muito cuidado.
Só que isso vai ressecar as sapatilhas (que são como uma pele), será necessario usar uma hidratação, com creme hidratante, também passando com um cotonete, sem excessos, ... passe na sapatilha, deixe de um dia para o outro. No outro dia, seque o excesso bem e deixe o sax em local arejado.
Só toque no terceiro dia.
 
 
 
O Corpo do Saxofone e chaves.
 
Sempre que você termina de tocar o sax, você precisa usar um pano macio e seco, e tirar todas as marcas de sua mão do Saxofone.
 
Todas. O Sax tem que ir para o estojo sem nenhuma digital.
Sem nenhuma marca da sua mão, dos seus dedos. Nada.
 
Para a Lata do Sax, você nunca deve passar Silvo, Braço ou Kaol.
 
Esses produtos arrebentam com a lata e tiram o verniz do sax. Fica bonito na hora, mas com o passar do tempo vai desplacar tudo, enferrujar e tudo o mais que possa acontecer devido a ação desses produtos que são abrasivos.

Para instrumentos que tenham verniz, você pode passar o silicone liquido para dar brilho no painel do carro. Nunca deixe cair sobre a sapatilha. Nunca coloque direto no sax.
Primeiro no pano, e o pano no Saxofone.
 
O Silicone para polimento de Painel do carro, você passa com uma flanela macia ou frauda do bebê, desde que macia, passe na lata, e depois tire com outro pano macio e seco.
Isso você faz duas vezes por mês para tirar a sujeira e gorduras da sua mão que ficam no instrumento e que o pano seco não foi capaz de remover.
 
 
Essa é a alternativa de limpeza mais barata.
 
Existem produtos da Yamaha especiais para O Polimento do Sax.
 
Um Produto é feito exclusivo para instrumento com Verniz.
(Seja ele dourado (Laqueado), Prata (Silver) ou Preto (Onix) - Chama "LACQUER POLISH"
Desde que seja com Verniz você usa esse produto.
 
http://cdn.clickplus.pt/product_images/LACQUERPOLISH2_YAMAHA-Lacquer-Polish-2_1..jpg
 
 
 
Outra exclusivo para instrumentos Prata sem Verniz. Chama "SILVER POLISH"
 
E outra para instrumento Dourado sem Verniz. Chama "METAL POLISH".

Não sei quem vende esses produtos no Brasil, mas procure que você encontra.
Já achei no Braisl para comprar. Dura muito tempo e vale muito a pena.

 Espero ter ajudado, grande abraço do Lander.

 


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Lixando sua Palheta

 

O ideal, seria encontrar sua palheta sem precisar lixar.

 

Mas, se não tem outro jeito, vamos la.

Cada um tem uma receita diferente.

 
A palheta ao meu ver tem que emitir som assim que eu sopro ...
 
Eu testo com um Si agudo e um Si grave.
 
Ao soprar tem que sair som imediatamente.
Nao pode sair um pouquinho de som de vento e depois sair som.

Esse vento que sai antes do som começar,  significa que a palheta está demorando mais para vibrar mais do que deveria
 
(relação BoquilhaXpalheta)

Para lixar, ... com uma lixa fina de papel, 1000
 
Vou fazendo movimentos circulares sobre a palheta, devagar, uns 30 movimentos, limpo e toco... se achar que ainda está demorando para sair som (milesimos de segundo), lixo mais uns 15 movimentos.... e assim por diante. Eu evito lixar o centro da palheta, ... pois é chamado de "coração" e se lixar de mais ai, acaba com o timbre da mesma.


Eu sigo o seguinte "ritual" para lixar ... - DICAS GERAIS:
 
Molhe a palheta.
 
1 - compre sempre uma palheta o mais proximo da sua preferida. - vc gosta de n.2 e compra n. 3 para lixar - não dá.
 
Sempre meio grau de dureza acima, no máximo.
 
2 - Se quer com som mais escuro - precisa lixar com lixa de papel grossa, assim ao lixar a palheta ficará com um acabamento mais rustico, poroso ... isso dá um som escuro.
 
3 - Se quer som mais para brilhante (Kenny G no soprano por exemplo) tem que lixar com lixa de papel fina (1200 por exemplo), o acabamento ficará quase plástico ... e ainda, quando terminar de lixar, pegue uma folha de sufite e passe na palheta como se fosse a lixa, isso vai fechar todos os poros e fará com que a palheta vibre ainda mais.
 
4 - Para lixar, faça movimentos circulares. Faça uns 30 movimentos circulares expalhados, cobrindo toda a palheta, exceto o centro da palheta, ... pois é chamado de "coração" e se lixar de mais ai, acaba com o timbre da mesma.

10 movimentos bem no topo onde a palheta é mais grossa, 10 movimentos na região da ponta, mas não na potinha, se não pode lascar e perder a palheta...
 
Limpe Monte e toque. Está bom já? Não?
 
Teste o Si grave um dedo.... como ficou? Toque toda a estenção do Sax... 
 
 
Depois mais 10 movimentos como acima.  Pare, monte e toque.
 
Um pouquinho de pó que deixa a palheta faz uma enorme diferença.
 
Sempre teste, se não vc perde a palheta.
 
5 - a ponta, vc dá no máximo umas 10 passadas da parte mais grossa em direção a ponta (talvez nem precise) no fim do processo.
Nunça faça o movimentos vai e vem na ponta da palheta com a lixa, se nao vc quebra a ponta.

Passe a lixa no sentido do meio para ponta da palheta nada mais, umas três vezes só.
Com cuidado para que a pressão no meio, não seja muito forte.
 
Acho que é isso, não tem muito segredo não.
 
A questão é vc encontrar a palheta que melhor se aproxime do timbre que vc deseja.
E encontrar o melhor numero que se aproxima da sua realidade.
Isso facilita a você encontrar o que deseja.
 

Grande abraço e bons estudos.


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Nesse Tópico Vou indicar Bons Luthiers.

 

O que é Luthier a final de Contas?

Luthier vem do Francês que significa construtor de alaúdes, e alaúde está relacionado a instrumentos de corda, assim, um Luthier é alguém que constroe e fabrica instrumentos de cordas.

Mas, com o passar dos Anos, o Profissional que dedica seu trabalho na reforma de instrumentos em geral, tem recebido o nome de Luthier.

Um Luthier ruim, pode acabar com seu instrumento. Eu já tive essa experiência uma vez, em que levei meu Saxofone para ser desplacado, e literalmente, o Luthier mal preparado usou ácido sulfúrico para fazer o serviço. Moral da História, acabou com meu Conn 6M.

O Objetivo de lhe contar isso, é para que você rompa com essa ideia pequena e tacanha, de que o Luthier precisa estar aí, no quarteirão da sua casa. Pare com isso!

Hoje através do SEDEX, você pode enviar seu Saxofone de forma segura para qualquer lugar do Brasil, e por isso, pode usufruir do trabalho de bons profissionais.

Não economize na despeza do envio, pois vale a pena colocar seu instrumento na mão de quem entende de verdade do assunto. Curioso está cheio por ai.

Você sabia, por exemplo, que nâo é possível desplacar um instrumento niquelado? (prata).

Isso mesmo. Só que muitos "luthiers" insistem em querer fazer esse serviço, e destroem saxofones de sujeitos mal avisados por ai. (eu com meu Conn 6M por exemplo).

Entrege seu Saxofone na mão de um Profissional de verdade.

Você recebe de volta um instrumento melhor do que novo, bem regulado, bonito e tudo isso é fundamental para a Motivação e para um bom Estudo de Saxofone.

Seguindo esse pensamento, vou passar o Nome de Luthiers que conheço e que são realmente bons.

 Daniel Tamborin (São Paulo Capital)

Daniel estudou Luthiaria na França, e há 30 anos trabalha com Luthiaria no seu atelie em São Paulo. Presta todos os serviços ligados a Reforma do Saxofone. Ótimo Profissional.

https://luthiersdobrasil.com/associados/atelier-daniel-tamborin/

55 11 3284 0790
55 11 9 9772 1968  (Vivo)

Rua Campo Bom n. 67 Jabaquara
CEP 01418-100

São Paulo, SP

 

Ivan Meyer, que há mais de 30 anos faz esse tipo de serviço.

Ivan Meyer (Belo Horizonte)

Especializado em Pintura de Saxofones.

Ivan Meyer é especialista em Pintura do Saxofone, estudou Luthiaria na Europa e sabe fazer esse serviço sem alterar as qualidades de som do instrumento.

Usa uma pintura fina especial, bem como um verniz especial, que não afetam o timbre do Saxofone.

O Ivan,  faz regulagens, sapatilhamentos e correções em Geral do instrumento.

Contato do Ivan Meyer: www.soprasax.com.br

Rua Coronel Otávio Meyer 160 sala 214

Pouso Alegre –MG - Cep 37550-000

Telefone: 35-3421-7540


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Boquilhas para Saxofone Soprano

Olá! Se você Toca saxofone Soprano, e está meio perdido sobre o tema boquilhas, ... aqui um pequeno guia para você começar sua procura.

Eu costumo dizer para meus alunos para não trocarem de Boquilha no primeiro ano de estudo de Saxofone. Fique com a que vem no Sax mesmo.

Se ela não tem número, é porque é numero padrão 4 de abertura, e por isso, é perfeita para se iniciar os estudos de Saxofone. Depois de Um ano, até um ano e meio de estudo diário, você vai ter conhecido bem os sopro, a embocadura, e então sim, troque de boquilha.


Ao trocar de boquilha antes disso, o Aluno tende a não permitir conhecer sua própria embocadura, pois não dá tempo de criar uma "memória muscular" e sendo assim, é comum colocar todo o problema na Boquilha.

Assim, troca-se .. e troca-se de novo , etc ... mas nunca você vai se permitir saber onde estão suas limitações e onde estão as limitações da Boquilha entende?



O que você pode fazer agora, é trocar palheta, experimentar todas que você conseguir comprar uma por mês ... n. 1.5 ou n. 2
Pegue um caderno, anote nome da palheta, data que começou a usar ... o que gostou dela e o que não gostou.
Na segunda semana escreva ... o que gosta ainda, ... ela melhorou? ta mais facil, ta mais dificil?
No outro mês, outra folha do caderno, nome da palheta, data que começou a usar, ... impressões iniciais, ...
Fazendo isso vai achar sua palheta ideal. veja a que é melhor para você ... e abuse das marcas....

Se deseja tocar bem o Soprano, vai ter que se concentrar no Soprano.
Ouvir muito saxofonistas soprano, tentar tirar trechos de suas musicas, ou a musica completa.
Vai ter que ouvir Kenny G. Gostem ou não, ele é uma referencia nesse sax.

Vai ter que ouvir Groover Washington Jr. Esse uma referência inquestionável no Soprano - foi o professor do Kenny G - acho que não preciso falar mais nada. Já faleceu. Coloquei um album dele muito bom no Explicasax, forum do meu amigo Ivan Meyer para ser baixado, procura la. Vale a pena.
 
 
Ouvir também Saxofonistas como Dave Liebman
 
 
 
 
Najee
 

Depois de um Ano de Estudo intenso, vou sugerir algumas boquilhas que realmente fazem a diferença ... as outras não mudam em nada ou em quase nada o timbre que você ja tem na que vem com o sax,
 
 
Boquilha para Sax Soprano.
 
A Boquilha Selmer S90 ainda é a mais usada para sonoridades escuras, ou para Orquestras ...
 
Aqui a partir de 1 minuto e 20 segundos.
 
 
 
 
A Bari 95 é muito usada para um som bem melodioso, ...
Ela não é parte de metal e parte de massa, como muita gente diz.
Isso não existe. O que acontece é que os fabricantes colocam um argola de metal na parte que a boquilha entra em contato com a cortiça.
E por quê? Para não rachar a Boquilha em casos de pressão prolongada entre a cortiça e aquela. Só isso gente. Só isso.
 
 

 
Dukoffo D8
 




Dukoff D8 com palheta La Voz medium Soft, ou Palheta Vandoren Red 1.5, ou ainda Rico Jazz Select - ou
 

 

 

Boquilha Ivan Meyer 7

 

Boquilha Ivan Meyer n. 7  com palheta Fibracell 1.5, ou ainda melhor, com palheta Legere 1.5
 

 
Espero ter ajudado. Grande abraço e bons estudos.
 

Prof. Lander


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Por que ficamos nervosos na hora de tocar ?

 
A repetição é o que causa o crescimento como músico.
 
Quando você coloca para gravar, e erra, isso é o nervosismo.
 
Quando vai tocar em público e a respiração fica alterada ... isso é nervosismo.
 
O nervosismo é causado pela insegurança.
 
A insegurança é o sinal de que você não está pronto, não domina o que
está fazendo.
 
E quando você clica, gravar, isso se revela.
 
Esses erros são importantes, para mostrar que você precisa repetir, antes de seguir em frente.
 
Quando você sai de casa, você abre e fecha a porta de forma perfeita. Não há erro. isso porque você já fez isso tantas vezes que hoje o faz de forma automática. E é automático devido a repetição.
 
Mas suponhamos que você está chegando em casa, a meia noite, e percebe que está sendo seguindo por dois sujeitos armados, você aperta o passo, corre em direção da porta, e agora, a chave está tremula, você não acerta o buraco da fechadura ... tudo está esquisito, porque você está nervoso, e está vivendo uma situação nova, e que não domina, não está acostumado.
 
Quero dizer com isso, você precisa repetir. Repita diariamente essa música, esse exercício. O dia que você tocar isso 5 vezes seguida sem errar nada, ai sim está na hora de gravar um vídeo. Um vídeo para você guardar, como sinal de crescimento, pois não haverá erros, pois você cresceu. A Rotina forja o músico.
 
Permitir que esses erros continuem acontecendo e passar para próxima aula, é correr o risco de permanecer no estado que está hoje.
 
E isso, não é nada bom.
 
Crescer deve ser nosso objetivo.
 
Sempre.
 
Repita, Repita, repi ...

Grande abraço

Prof. Lander

 

 


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É normal a palheta ficar babada? E nota longa ? como fazer ?

A nota Longa é fundamental para Crescer rapidamente no Saxofone.

Crescer no sentido de Embocadura e controle do instrumento.

Comece por Si grave (um dedo) ...sopre essa nota por até 10 segundos ... uma nota cheia, nem baixinha, nem alta de mais.

Depois toque o la grave (dois dedos) ... por mais 10 segundos. Nota firme, bonita, limpa, sem falhas, sem tremer o som.

 

Faça isso ate chegar em Re grave (seis dedos)

Depois pegue Si agudo,... e faça tudo isso, ...

 

Depois de alguns dias, que isso começar a ficar Fácil, treine tocar com dois volumes, ... uma vez faça o Exercício tocando normalmente, ... ou seja, volume de costume.

Depois, faça esse exercício tocando o mais baixo possível. Vai perceber que para tocar baixo, você precisa aumentar a pressão de ar, ou seja, usar o musculo Diafrágma.

Tenho tópico aqui no Blog sobre o Diafrágma. Toque fazendo a "forcinha" do banheiro.

No início não vai mudar nada, pois é um musculo e isso leva tempo.

Tocando baixo, você melhora sua sonoridade. Acelera o domínio da embocadura e do instrumento. Entende melhor a coluna de ar do sax, e com isso, de forma mais rápida o Saxofone parece fazer parte de você, um complemento do seu corpo.

Sua Sonoridade depois de treinar essa mudança de volume e notas longas, vai mudar muito, depois de duas semanas vc vai perceber uma embocadura muito melhor.

Grande abraço

Prof. Lander


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Onde encontro Partituras e Play-Alongs para estudar?

Playbacks  de qualidade? Clique na Figura abaixo:
 



Clique na Imagem para ter acesso a esses Playbacks por um Valor Simbólico, pois são instrumentos reais, com arranjos e timbres profissionais.
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Nestes endereços acima você encontra muita qualidade, dê uma olhada, sempre encontramos coisas boas.

 

 

 


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