Blog

Ultimas postagens

CATEGORIAS

ARQUIVOS

Importantíssimo para não sermos enganados veja o Ano e o numero de serie dos saxofones:

Modelo 22

Num. Ano
750 - 1922
1400 - 1923
2350 - 1924
3350 - 1925

Modelo 26

Num. Ano
4450 - 1926
10000 - 1929

Cigar Cutter (Super Sax)

Num. Ano
12000 1930
14000 1931
17000 1932
18000 1933

Radio Improved

Num. Ano
19000 1934
20000 1935

Balanced Action

Num. Ano
22000 1936
24000 1937
25000 1938
27000 1939
30000 1940
33000 1947

Super Balanced Action

Num. Ano
35000 1948
37000 1949
40000 1950
43000 1951
46000 1952
50000 1953
52000 1954

Mark VI

Num. Ano
57000 1955
62000 1956
66000 1957
71000 1958
76000 1959
81000 1960
90000 1961
94000 1962
103000 1963
110000 1964
120000 1965
129000 1966
137000 1967
149000 1968
160000 1969
171000 1970
182000 1971
192000 1972
204000 1973
218000 1974
231000 1975

Mark VII

Num. Ano
243000 1976
256000 1977
272000 1978
282000 1979
300000 1980
315000 1981

Super Action 80

Num. Ano
327000 1982
340000 1983
353000 1984
366000 1985
378000 1986

Super Action 80 II

Num. Ano
391000 1987
406000 1988
422000 1989
439000 1990
457000 1991
473000 1992


Leia mais ›

Curiosidades Sobre o Mark VI

Em 1902 Alexandre Selmer, irmão de Henri Selmer, mudou-se para os Estados Unidos para montar uma fabrica neste país.
Em 1918, não aguentando mais viver nos EUA, vendeu a firma para George Bundy, que já comercializava os CONNs e os Buescher.
Por isso, o saoxofone Mark VI foi finalizado tanto em Paris, como nos EUA.

 

Parte dos Mark VI eram fabricados na Selmer em Paris, mas mandados para serem envernizados e finalizados nos Estados Unidos. Isso, para evitar arranhões no transporte entre França e Paris.


Para distinguir os instrumentos, foi convencionado que os Mark VI “americanos” deveriam ter um lacke mais escuro, e por isso, tinham um aspecto final mais escuros que os produzidos em Paris.
Mais a frente, a Vincent Bach comprou o direito de fabricar cópias mais baratas dos instrumentos da Selmer, a esses saxes denominou-se “Selmer Omega“.
Em 1963 a Selmer comprou a Buescher Novamente.


 


Leia mais ›

Dicionário de Palhetas

Atenção: Ao final desse texto (palhetas Rico La voz), clique em "posts Anteriores" para ter acesso as palhetas Vanoren, Legere etc...

Esse material foi elaborado com o intuito de descortinar os detalhes das palhetas mais conhecidas e usadas pelos Saxofonistas.
É para Você que está começando a tocar Saxofone e fica em dúvida quando o tema é:


O que essa palheta me Oferece? ...
ou ainda, por que esta é melhor que aquela? ...

Talvez esse tópico possa te ajudar um pouco.
Vamos lá então, se prepare para içar velas e navegar por esse tema tão interessante.


NOTA: As informações aqui contidas foram extraídas da nossa experiência pessoal, Sites Oficiais e etc.

Podemos dividir a palhetas de saxofone em dois tipos, as de Cana (madeira, bambu),
e as sintéticas (plástico, material aeroespacial, e só Deus sabe o que) ...


 


Leia mais ›

Palheta Fibracell

A palheta Fibracell veio para revolucionar o mercado de palhetas.
Ela é uma palheta sintética (ou seja, não é de madeira), e possui um timbre muito próximo as palhetas de cana.
Tem um som quente, brilhante e estridente.
E quando comparada a palhetas de cana com igual característica, só um ouvido treinado percebe a diferença. Para um publico leigo, ... passa desapercebida.

Mesmo produzida com uma fibra artificial, ela mantém uma Sonoridade muito próxima das palhetas de cana, mas com melhor projeção de som.
Ela tem uma resposta muito rápida, o que garante uma articulação muito precisa – é fácil articular com ela.

Mas o diferencial das palhetas FIBRACELL é a economia que você vai fazer, pois a durabilidade é Incrível.
Chega-se a 1 ano com a mesma qualidade de som. Ela deveria chamar “Duracell” e não Fibracell rsss.

Esta durabilidade é aumentada devido a um filme aplicado na área plana da palheta que protege a ponta da mesma contra rachaduras.
Caso você sempre enxugá-la e guardá-la corretamente depois de tocar, terá palheta por muito tempo, às vezes até mais que um ano.

Acho que uma outra vantagem que escreveria, é que ela é uma palheta sem frescura, ... ela vem pronta, não precisa hidratar antes de tocar nem amaciar, ... é pegar e tocar.

O Milton Guedes, o Professor Ivan Meyer e muitos outros saxofonista usam essa palheta.

São produzidas a partir de Soft, médium soft, médium, Medium Hard, hard. A palheta Fibracell Premier, possui numero ao invés de nomes.
Mas na prática, não encontrei diferença no Som. (mais escuro, talvez.)

 


Palheta Fibracell


Leia mais ›

Palhetas Rico

PLASTICOVER

foi minha primeira palheta (eu era criança ainda rsss), ... essa palheta foi desenvolvida para resistir às mudanças de temperatura e umidade.
Acho que nenhum palheta soa como ela, ... por isso, muitos amam, e outros detestam.
Ela é muito usada para se Gravar em estúdio por causa do seu som limpo.
É ideal para apresentações externas, como por exemplo, as de bandas, desfiles etc.

Por oferecer um timbre limpo, com grande projeção ela até hoje é a palheta favorita de músicos de jazz, pop e profissionais que vivem de gravações em estúdio.
A durabilidade dela, embora o site descreva outra coisa, na minha opinião é curta.

Alguns artistas que usam essa palheta : James Carter, Dave Koz, Billy Harper

:!: (O Milton Guedes até o ano 2000 usava ela. Na data desta postagem, ele tem tocado com a palheta Fibracell).
As palhetas Plasticover são produzidas do #1 ao #5


Palhetas Rico


Leia mais ›

FREDERICK L. HEMKE

É uma palheta tradicional.
Eu particularmente, gosto muito do som dela, e acredito que se não for a melhor, dentre as palhetas de Cana, no quesito Timbre está entre elas com certeza.

Ela proporciona timbres de qualidade, é indicada tanto para iniciantes como para músicos mais experientes.
As palhetas Frederick L. Hemke proporcionam o tom escuro preferido por muitos saxofonistas clássicos e jazzistas.
O design da palheta é feito especialmente para boquilhas tradicionais. Ela tem corte francês, para possibilitar a liberdade de resposta, principalmente em registros mais graves, somando claridade ao tom e tornando os ataques suaves mais fáceis. O Som dessa palheta tem um Colorido diferente que não consigo traduzir em palavras.
Vale à pena experimentar.

Esta é também uma palheta leve, daí não estranhe se precisar de meio pontinho a mais, daquilo que costuma usar.
As palhetas Frederick Hemke são produzidas do #1,5 ao #4 .

Resumo: Palheta com qualidade profissional para músicos clássicos e de jazz.
Ponta levemente mais fina, para resposta mais rápida e melhor articulação. Corte Francês.
Kenny G é um dos usuários famoso dessa palheta.
 


FREDERICK L. HEMKE


Leia mais ›

Palheta RICO Royal

É um modelo digamos, utilitário, usada por muitos acadêmicos, possui o tradicional corte francês, som escuro com pouca projeção.
As palhetas Rico Royal são produzidas do #1 ao #5. Um mega saxofonista que usava essa palheta foi o Grover Washington Jr
 


Palheta RICO Royal


Leia mais ›

Jazz Select

Tem um corte que proporciona uma palheta com declive mais alongado.
Com muita projeção de som consistente e limpo.
São usadas por saxofonistas que optam por boquilhas de som escuro, para assim, compensar a pouca projeção da boquilha.

Possuem ainda flexibilidade e resposta rápida sem igual.
Elas são ideais para quem pretende tirar um Jazz de qualidade do seu instrumento.

Alguns artistas que usam este produto são: Vitor Alcântara, Mauro Senise, James Moody, Chris Potter, Bob Sheppard e George Coleman.

As palhetas Rico Select Jazz são produzidas sob uma nomenclatura diferenciada: do #2S (Soft) ao #4H (Hard); assim 2S, 2M, 2H, 3S, 3M, 3H, 4S, 4M e 4H, onde o #2S corresponde aproximadamente a #1,75 da Rico Royal e seguintes.

 


Jazz Select


Leia mais ›

Grand Concert

É uma palheta com som quente, mas não diria brilhante, embora você obtenha boa resposta do pianíssimo ao som forte.
Garante uma Alta projeção mas com o Timbre das palhetas tradicionais.

A linha Grand Concert Select apresenta maior concentração da cana no coração da palheta, oferecendo assim um som de qualidade, quente mas com estabilidade em todos os registros.

Seu corte revolucionário oferece flexibilidade sem igual, facilitando a articulação mais precisa.
As palhetas Grand Concert Select oferecem consistência e maior durabilidade quando comparada as demais palhetas de cana.
 


Grand Concert


Leia mais ›

Rico Caixa Laranja

Eu nao senti tanta diferença para a Rico da caixa azul. Talvez ela seja um pouco mais mole, e por isso tenha mais projeção. No mais acho que ela acaba muito, muito rápido.
 


Rico Caixa Laranja


Leia mais ›