Blog

Ultimas postagens

CATEGORIAS

ARQUIVOS

PALHETAS PARA SAXOFONE - UMA VISÃO GERAL ...

- Palhetas clássicas Hemke, Olivieri, Omega, algumas tipos de Vandoren, e palhetas de Zonda são todas as palhetas bem conhecidas para música clássica.

Ao contrário a maioria palhetas de jazz, elas possuem corte geralmente francês o que lhes confere um coração mais espesso e assim um tom mais escuro.

- Jazz As marcas de jazz "mais comumente tocadas" são La Voz, Rico Royal, Jazz Rico, Vandoren Java e Vandoren V-16. Elas têm um coração mais magro e dão um som mais estridente.

- Palhetas de plástico Conhecidas por durar muito mais tempo (e então mais barato no final das contas). Mas em geral, essas palhetas são detestadas pelos saxofonistas mais experientes, pelo resultado de som – magro e artificial.

Faço uma ressalva a palheta Lègeré, que inclusive é usado pelo Saxofonista, Ernie Watts até hoje em sua Otto Link, ela reproduz com fidelidade o som de uma palheta de bambu, vale a pena conhecer.


Para quem esta aprendendo são uma boa pedida, por não exigirem tantos cuidados como as Palhetas de madeira, pois são mais resistentes, inclusive dificilmente se desgastam ou mofam, elas não empenam e etc.

A Lègeré é mais dura que as palhetas de bambu.

A palheta Fibracell, é um pouco mais leve que as palhetas de bambu.

Para se aprofundar nesse tema, visite "Dicionário de Palhetas" aqui no Blog.

 

 


‹ Voltar

ANEXOS DO POST

    Nenhum anexo na postagem.