É normal machucar os lábios no inicio ... mas só no inicio dos estudos, ou se você está apertando de mais a boquila na hora de tocar.
Com o tempo, vamos pegando a "manha", o jeito, e percebemos que não precisamos apertar tanto os lábios, .. e mais, ao percebermos que começa a machucar um "alarme" dispara em nossa mente, e já aliviamos de imediato a embocadura.
Mas, enquanto essa fase não chega, aconselho a meus alunos a procurarem um dentista e pedir para que este, faça uma uma proteção de acrilico ou silicone usados para clareamente de dente e assim, quando o aluno for estudar saxofone, colocar essa proteção.
Problema resolvido. Basta sempre durante os estudos, usar o protetor ... e quando fora, ou seja, em outro lugar que não seu ambiente de estudos ... você pode tocar sem a proteção para os lábios.
Grande abraço e bons estudos.
Leia mais ›
A Palheta Légère é Sintética (ou seja, não é de Bambu, é artificial).
Mas é uma palheta que emite um som muito Fiel a uma palheta de Bambu.
A Vantagem é que ela dura cerca de dois anos com a mesma qualidade de som execução. Existem 3 modelos Diferentes, que basicamente são:
Cut Classic (Padrão), tem um som mais escuro.
Ela é mais dura. Boa para quem toca em Orquestras.
Ela está para a palheta com o Corte Francês, Vandoren Tradicional por exemplo. Inclusive o Grau de Dureza é parecido.
Embora na pratica a forma da raspagem seja tambem a Un-Filed Cut, ela reproduz a sonoridade de uma palheta Filed, ou seja, sonoridade escura.
A Cut Studio é a mais conhecida, e a mais usada em todo mundo. É feita para o Estilo do Jazz, seria uma Vandoren Java (caixa Verde), ou seja uma palheta com brilho, mais facil de tocar, mais flexivel, por tanto mais fácil de tirar os graves, agudos, Harmônicos ... com ela.
Muito desejada por estudantes do Sax por facilitar a Vida e também desejada por Profissinais, por serem mais Flexiveis e por facilitar os Ornamentos no instrumento.
Ela possui o corte chamado "Un-filed", o moderno, em forma de "U" (por isso "Un"- Filed, sabia?) que causa mais brilho devido a facilitar a Vibração da palheta, e causa um som quente e Vibrante. Como disse, próximo do Vandoren Java.
Signature Series para Saxofonistas profissionais, com uma embocadura formada, você toca sem fazer muito esforço, Ela tem um timbre muito bonito, mas precisa ter experiência para controlá-la, caso contrário ela pode desafinar, falhar, apitar.
Essa seria um estilo da Jazz Select Filed. Brilho e escuro, tudo na medida certa numa mesma palheta.
Filed Cut? Un-Filed? Que isso? Clique aqui para saber.
http://www.landersax.com/blog/corte-de-palheta-filed-e-unfiled-que-isso/1
Abraço
Leia mais ›
Eu tenho uma Aula Completa sobre esse Tema dentro das Aulas exclusivas do Assinante.
Aqui vou tentar escrever pelo menos o Geral.
Cuidados com o saxofone e Produtos para Polimento do Saxofone.
__________________________________________
A boquilha você precisa sempre secar por dentro e por fora depois que tocar.
Use um pano para isso, como ensino na Video Aula 5.
Você pode lavar a Boquilha uma vez por semana com agua e pasta de dente.
Nada de por para ferver, ... você acaba com a boquilha se fizer isso.
A boquilha você tira do sax toda vez que acabou de tocar.
Nada de guardar o sax no estojo com a boquilha nele.
Se deixar a boquilha, isso acaba com a cortiça do Tudel.
A palheta mesma coisa. Acabou de tocar, ... sendo possivel, passe uma agua nela de forma rapida, para tirar a saliva. Seque e guarde.
Se a palheta fica na boquilha, e você não limpa, não seca e não guarda no estojinho da mesma, ela pode ficar com a ponta toda "ondulada", pois sua ponta é flexivel, e ao "secar" de forma natural e não tendo um apoio plano (o estojo da palheta) ela vai se retrair ficando toda ondulada.
Da para corrigir, mas não em todos os casos. Você pode colocar a ponta da palheta na agua, depois que estiver bem humida, você pode colocar a ponta da palheta contra uma superficie plana, ... apoiar o polegar sobre essa ponta ondulada e pressionar a mesma fazendo pequenos movimentos circulares da palheta contra a superficie plano. Em muitos dos casos ela volta ao normal e você pode tocar novamente. Mas cuidado, guarde sempre a palheta de forma correta para evitar isso.
Seguindo ...
Quando vc acaba de tocar o sax, precisa secar ele bem ... isso é o principio de tudo.
Secar ele por dentro. Secar o tubo e sendo possível as sapatilhas (se já for guardar ele fechado).
Se o sax pode ficar no pedestal (em casa por exemplo), basta secar bem o tubo, pois o instrumento ficará arejado e sem problemas de mal cheiro.
Existem Kits com paninhos, na qual há um barbante comprido na ponta, vc passa o barbante por dentro do sax e puxa ... assim o pano entra dentro do tubo e vai passar por toda extensão do memsmo, secando-o ... isso fará com que ele fique seco por dentro.
Deixe o Sax num lugar ventilado, como já falei, depois que passou o pano por dentro, e uma flanela por fora, isso vai Fazer ele secar por completo sem risco de enferrujar etc.
Depois de umas duas horas, guarde ( se for preciso )
Vc deve passar essa "graxa" branca que vem com o sax, sempre que for por a boquilha na cortiça e perceber que ela está totalmente ressecada ... sem lubrificação ... , passe só um pouco mesmo, só para tirar o atrito da boquilha contra essa parte. Se percebe que ainda tem a graxa da ultima vez que você tocou ... então não precisa passar nada.
Depois de anos vai ter que trocar, e isso é bem baratinho para fazer.
Escovas secadoras
As escovas que coloca dentro do sax ... são muito boas, mas precisa saber usar.
Elas funcionam, desde que você introduza no tubo do sax, e tire, fazendo esse movimento várias vezes até secar o Tubo por completo.
Depois que terminar. Tire a Escova (que vai estar úmida) e não guarde dentro do saxofone.
Deixar ela dentro do Saxofone vai causar mal cheiro no instrumento, e mais, se deixar ela dentro do instrumento, pode causar ferrugem, descolamento das sapatilhas pela humidade, bolor, contaminação por proliferação de Bactérias.
E Cuidado, grande parte delas não secam direito.
Eu recomendo a que a Sax Schop vende, essa tem uma ótima qualidade, e funciona mesmo.
http://saxshop.com.br/a/xxqe
Sapatilhas:
As sapatilhas são sensíveis, por isso Alcool, produto de limpar Vidro???? (vejo gente usando) é muito arriscado usar ...
Acho que uma vez em seis meses, talvez usar o alcool com um cotoneti e passar nas sapatilhas, mas sem excesso e com muito cuidado.
Só que isso vai ressecar as sapatilhas (que são como uma pele), será necessario usar uma hidratação, com creme hidratante, também passando com um cotonete, sem excessos, ... passe na sapatilha, deixe de um dia para o outro. No outro dia, seque o excesso bem e deixe o sax em local arejado.
Só toque no terceiro dia.
O Corpo do Saxofone e chaves.
Sempre que você termina de tocar o sax, você precisa usar um pano macio e seco, e tirar todas as marcas de sua mão do Saxofone.
Todas. O Sax tem que ir para o estojo sem nenhuma digital.
Sem nenhuma marca da sua mão, dos seus dedos. Nada.
Para a Lata do Sax, você nunca deve passar Silvo, Braço ou Kaol.
Esses produtos arrebentam com a lata e tiram o verniz do sax. Fica bonito na hora, mas com o passar do tempo vai desplacar tudo, enferrujar e tudo o mais que possa acontecer devido a ação desses produtos que são abrasivos.
Para instrumentos que tenham verniz, você pode passar o silicone liquido para dar brilho no painel do carro. Nunca deixe cair sobre a sapatilha. Nunca coloque direto no sax.
Primeiro no pano, e o pano no Saxofone.
O Silicone para polimento de Painel do carro, você passa com uma flanela macia ou frauda do bebê, desde que macia, passe na lata, e depois tire com outro pano macio e seco.
Isso você faz duas vezes por mês para tirar a sujeira e gorduras da sua mão que ficam no instrumento e que o pano seco não foi capaz de remover.
Essa é a alternativa de limpeza mais barata.
Existem produtos da Yamaha especiais para O Polimento do Sax.
Um Produto é feito exclusivo para instrumento com Verniz.
(Seja ele dourado (Laqueado), Prata (Silver) ou Preto (Onix) - Chama "LACQUER POLISH"
Desde que seja com Verniz você usa esse produto.
Outra exclusivo para instrumentos Prata sem Verniz. Chama "SILVER POLISH"
E outra para instrumento Dourado sem Verniz. Chama "METAL POLISH".
Não sei quem vende esses produtos no Brasil, mas procure que você encontra.
Já achei no Braisl para comprar. Dura muito tempo e vale muito a pena.
Espero ter ajudado, grande abraço do Lander.
Leia mais ›
O ideal, seria encontrar sua palheta sem precisar lixar.
Mas, se não tem outro jeito, vamos la.
Cada um tem uma receita diferente.
A palheta ao meu ver tem que emitir som assim que eu sopro ...
Eu testo com um Si agudo e um Si grave.
Ao soprar tem que sair som imediatamente.
Nao pode sair um pouquinho de som de vento e depois sair som.
Esse vento que sai antes do som começar, significa que a palheta está demorando mais para vibrar mais do que deveria
(relação BoquilhaXpalheta)
Para lixar, ... com uma lixa fina de papel, 1000
Vou fazendo movimentos circulares sobre a palheta, devagar, uns 30 movimentos, limpo e toco... se achar que ainda está demorando para sair som (milesimos de segundo), lixo mais uns 15 movimentos.... e assim por diante. Eu evito lixar o centro da palheta, ... pois é chamado de "coração" e se lixar de mais ai, acaba com o timbre da mesma.
Eu sigo o seguinte "ritual" para lixar ... - DICAS GERAIS:
Molhe a palheta.
1 - compre sempre uma palheta o mais proximo da sua preferida. - vc gosta de n.2 e compra n. 3 para lixar - não dá.
Sempre meio grau de dureza acima, no máximo.
2 - Se quer com som mais escuro - precisa lixar com lixa de papel grossa, assim ao lixar a palheta ficará com um acabamento mais rustico, poroso ... isso dá um som escuro.
3 - Se quer som mais para brilhante (Kenny G no soprano por exemplo) tem que lixar com lixa de papel fina (1200 por exemplo), o acabamento ficará quase plástico ... e ainda, quando terminar de lixar, pegue uma folha de sufite e passe na palheta como se fosse a lixa, isso vai fechar todos os poros e fará com que a palheta vibre ainda mais.
4 - Para lixar, faça movimentos circulares. Faça uns 30 movimentos circulares expalhados, cobrindo toda a palheta, exceto o centro da palheta, ... pois é chamado de "coração" e se lixar de mais ai, acaba com o timbre da mesma.
10 movimentos bem no topo onde a palheta é mais grossa, 10 movimentos na região da ponta, mas não na potinha, se não pode lascar e perder a palheta...
Limpe Monte e toque. Está bom já? Não?
Teste o Si grave um dedo.... como ficou? Toque toda a estenção do Sax...
Depois mais 10 movimentos como acima. Pare, monte e toque.
Um pouquinho de pó que deixa a palheta faz uma enorme diferença.
Sempre teste, se não vc perde a palheta.
5 - a ponta, vc dá no máximo umas 10 passadas da parte mais grossa em direção a ponta (talvez nem precise) no fim do processo.
Nunça faça o movimentos vai e vem na ponta da palheta com a lixa, se nao vc quebra a ponta.
Passe a lixa no sentido do meio para ponta da palheta nada mais, umas três vezes só.
Com cuidado para que a pressão no meio, não seja muito forte.
Acho que é isso, não tem muito segredo não.
A questão é vc encontrar a palheta que melhor se aproxime do timbre que vc deseja.
E encontrar o melhor numero que se aproxima da sua realidade.
Isso facilita a você encontrar o que deseja.
Grande abraço e bons estudos.
Leia mais ›